Sem dúvidas, o Promotor de Vendas possui um dos papéis mais importantes no PDV - se não o mais importante - influenciando diretamente nos resultados de uma ação ou operação. Aliás, a função costuma ser o primeiro passo para se crescer dentro de empresas relacionadas ao varejo, para que o profissional alcance posições de liderança, como Supervisão, Coordenação ou Gerênciade Merchandising.
Um Promotor de Vendas eficiente deve desenvolver e aplicar estratégias que estreitam os laços da marca com o consumidor final, sendo responsável pela montagem e organização do PDV, posicionando os produtos de forma estratégica e agregando mais valor e atenção às marcas.
Para apresentar o que é a função de um Promotor de Vendas, preparamos um conteúdo completo para tirar todas as suas dúvidas. Confira!
O que faz um Promotor de Vendas?
Antes de mais nada, é preciso entender qual a importância do promotor para o PDV. Basicamente, esse profissional deve, a partir de ações de Trade Marketing, executar funções que aumentem as vendas dos produtos e deem mais visibilidade às marcas.
Portanto é preciso ter um roteiro pré-definido que contemple visitar pontos de venda pelos quais é responsável, cumprindo uma série de atribuições como:
Conferir se a exposição dos produtos está correta;
Abastecer as gôndolas;
Montar, precificar e organizar as gôndolas;
Buscar por melhores pontos extras para exposição dos produtos;
Verificar as ações da concorrência;
Conversar com shoppers e esclarecer possíveis dúvidas;
Auditar todas as ações realizadas em loja;
Registrar fotos das gôndolas;
Responder questionários e coletar dados em loja;
Ter um bom relacionamento com a gerência da loja;
Implementar e atuar em ações promocionais;
Aplicar materiais de merchandising;
Conferir a data de vencimento dos produtos;
Analisar oportunidades para aumentar o share da marca.
E qual a diferença entre um Repositor e um Promotor de Vendas?
A principal diferença entre as duas funções é que, enquanto o Repositor foi contratado pelo ponto de venda, o Promotor responde, direta ou indiretamente, à marca que o contratou.
O Repositor geralmente é um funcionário do PDV responsável por repor os produtos nas gôndolas, precificando-os e controlando os níveis de estoque. Ele é responsável pela reposição dos produtos de todos os segmentos, não sendo fiel a nenhuma marca.
Já o Promotor de Vendas desempenha um papel mais estratégico no PDV. Além das funções de repositor, eles atuam de acordo com as diretrizes de exposição das marcas, aplicando técnicas de merchandising, realizando ações promocionais, coletando dados e informações em loja, entre outras atividades.
Por fim, como deve ser o perfil de um Promotor de Vendas?
Para se tornar um Promotor de Vendas eficiente e ideal para uma marca (afinal ninguém nasce sabendo), é preciso ter alguns atributos que destaquem você perante os outros profissionais da área.
É importante saber, pelo menos, as noções básicas de venda, compreendendo a dinâmica dos 5P's do Trade Marketing e como aplicá-la no PDV. Pode parecer óbvio, mas você também deve conhecer a fundo quais são os produtos vendidos pela marca e como funcionam, além de oferecer um atendimento de qualidade aos clientes.
Algumas características também são procuradas por recrutadores na hora de contratar Promotores de Vendas. São elas:
Organização;
Criatividade;
Proatividade;
Atenção;
Agilidade;
Disposição para estudar e conhecer os produtos;
Desenvoltura.
Agora que você já sabe o que faz um Promotor de Vendas, que tal se cadastrar em nosso Banco de Talentos? O Grupo Nonna oferece vagas para Promotores Compartilhados e Exclusivos em todo o país, e uma delas pode ser sua!