Fonte: Hyperrmarket Aisles Between Products Displays With Discount Advertisement During Sales Period De danmorgan12
Os Materiais de PDV (ou MPDV) podem exercer grande influência na decisão de compra do cliente. Isso porque, além de ajudarem (e muito!) a chamar a atenção dos shoppers, eles também são ótimos meios de informar sobre atributos dos produtos, ofertas, lançamentos, promoções e muito mais.
Sua utilização impacta, principalmente, nas compras feitas por impulso. Por isso, quando for necessário destacar sua marca em relação aos seus concorrentes, considere incluir a utilização de MPDV em seu planejamento.
Todavia, para que essa estratégia possa contribuir efetivamente para sucesso de seu negócio, alguns pontos importantes devem ser considerados:
Estabeleça objetivos claros para a utilização dos MPDVs, defina metas e tenha um plano de ação. Essas informações serão a base da estratégia e vão direcionar as demais etapas, como execução e análise dos resultados.
Defina em quais as lojas os materiais serão utilizados, pois alguns estabelecimentos possuem regras bastante rígidas para utilização dos mesmos. Algumas redes, inclusive, possuem uma tabela de valores a serem pagos para a aplicação de MPDV em suas lojas. Portanto, faça esse levantamento prévio para não desperdiçar tempo e recursos produzindo e distribuindo quantidades maiores que o necessário.
Estabeleça quais os tipos e as quantidades ideais para a sua estratégia e ao mix de produtos que quer destacar. Dependendo do método de impressão utilizado na produção das peças (digital, offset, serigrafia, etc.), a produção só será viável para grandes tiragens.
São muitos os tipos de materiais de PDV disponíveis no mercado e cada peça pode ser produzida utilizando diferentes técnicas de impressão. É importante conhecer as várias possibilidades para evitar a produção de peças muito frágeis ou inadequadas para o tipo de exposição. Por exemplo, peças feitas em papel não são indicadas para áreas refrigeradas ou ambientes mais úmidos e impressões sem proteção UV podem desbotar com facilidade em áreas externas.
O design do material de PDV deve ser atrativo e seguir a identidade visual da marca / campanha. O ideal é que seu conteúdo seja claro e objetivo. Textos e imagens irrelevantes, além de poluir o layout, podem prejudicar a compreensão da mensagem principal pelo público.
Comunique com antecedência ao time de campo (promotores, supervisores, degustadoras e demonstradoras) sobre a estratégia de MPDV da marca. Se possível, prepare um material de apresentação com o objetivo da ação, portfólio de peças e orientações de aplicação de cada item.
TIPOS DE MATERIAIS DE PONTO DE VENDA - MPDV
O mercado oferece uma grande variedade de MPDVs e, a cada dia, são lançadas novidades neste segmento. No entanto, existem os MPDVs “clássicos” que costumam ser os mais utilizados e representam ótimas opções, principalmente, para quem está iniciando nesta estratégia. Conheça alguns deles:
Um bom display gera grande impacto visual do PDV e deixa seu produto em evidência, principalmente quando está em pontos extras dentro da loja. Ele pode ser trabalhado de diversas maneiras e produzido com diferentes materiais (papelão, PS, acrílico, plástico, MDF, entre outros). Alguns exemplos são displays de chão, de mesa, de check-out ou de ponta de gôndola.
Esses materiais também são muito utilizados para atrair a atenção do shopper e costumam ter ótimo custo x benefício. Além disso, são muito versáteis, pois podem ser de diferentes formatos, tamanhos e materiais. Geralmente, são produzidos com impressão digital e, por isso, permitem a produção de quantidades menores sem impactar muito no valor unitário. Para aplicação de banners e faixas, geralmente utilizam-se bastão com corda, arames, fios ou porta-banners.
Também conhecidas como ‘réguas de gôndola”, são tiras impressas em papel, PS ou outros materiais que se encaixam nas cantoneiras das gôndolas. Por isso, costumam seguir dimensões específicas, sendo 30 cm x 4 cm e 40 cm x 4 cm as mais comuns encontradas no mercado.
Os stoppers podem ser de diferentes tamanhos e formatos, de acordo com a mensagem que se deseja passar. O mais importante é que sejam instalados em uma altura à frente dos olhos dos shoppers, com informações diretas e de fácil leitura em ambos os lados. Ao produzi-los, confira se o tamanho e o dispositivo de encaixe do Stopper são os mais adequados para o padrão de gôndola das lojas onde serão aplicados.
São peças que ficam penduradas no teto do PDV e costumam ter um ótimo custo x benefício. Por se movimentarem de acordo com o vento, eles chamam naturalmente a atenção dos consumidores. No entanto, não são indicados para lojas com pé-direito muito alto ou com correntes de ar mais fortes.
Esse material, além de ser muito versátil, pode ser reaproveitado e personalizado para inúmeras situações. Atualmente, os fabricantes têm apostado em totens dobráveis, que são mais fáceis de transportar e armazenar. No entanto, os custos são mais altos se compararmos com outros materiais de PDV.
O wobbler é um dos MPDVs mais utilizados no varejo. Eles são versáteis, têm movimento, baixo custo de produção e são super fáceis de transportar, armazenar e aplicar. Funcionam muito bem se aplicado em gôndolas, vitrines, bancadas, displays, etc.
O Balcão de degustação é um material muito
usado em PDVs para expor uma marca, divulgar produtos, promover a experimentação e estimular o shopper a realizar a sua compra.
O ideal é que o balcão de degustação tenha um design chamativo, seja resistente e fácil de locomover, montar e desmontar.
Mensuração dos Resultados
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado." A célebre frase de William Edwards Deming (notável estatístico, consultor e professor norte-americano) vale para qualquer estratégia de marketing, incluindo ações de MPDVs. Por isso, deve ser estabelecido um processo de mensuração para avaliar o retorno na estratégia e aprimorar a implementação no futuro.
Para gestão e monitoramento das ações de MPDV, o Grupo Nonna oferece recursos em seu aplicativo Nonna Mobile, como coleta de dados nas lojas, registro fotográfico, check-in de positivações, produção de relatórios e muito mais.
Esperamos que este artigo colabore com o planejamento de suas ações no PDV. Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais informações, entre em contato conosco. Nosso time de especialistas está pronto para apoiar sua empresa com soluções inteligentes no PDV!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus parceiros e colaboradores!